Votação de processo que pode cassar Zambelli é adiada para o início de dezembro

Segundo o relator, sigilo imposto por Moraes no processo dificultou a elaboração do parecer final

Previsto inicialmente para ser apreciado até o fim deste mês, o processo que pode cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) só deve ser votado pela CCJ da Câmara no início de dezembro.

Ao R7 Planalto, o relator do processo, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), explicou que seu parecer só será apresentado no dia 26 e que deve haver pedido de vista ao relatório. Segundo Garcia, o parecer já está pronto, mas ainda restam alguns ajustes.

  
Votação de processo que pode cassar Zambelli é adiada para o início de dezembro
Marcos Corrêa/PR
 
 
 

Ele explicou que o sigilo imposto pelo ministro Alexandre de Moraes no processo dificultou a elaboração no relatório final. Isso porque ele não pode usar as informações sigilosas que estão na ação no parecer.

Dessa forma, isso limitaria o relator. Garcia ainda busca um acordo com líderes para votar o texto. Ele disse que constrói o parecer para evitar qualquer adiamento no texto.

Detida desde 29 de julho na Itália, a deputada permanece no presídio feminino Germana Stefanin. Ela foi condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ e, por estar na Itália, enfrenta um processo de extradição ao Brasil.

Nesse processo, o Supremo determinou a perda do mandado da parlamentar, pois sua prisão é em regime fechado. No entanto, a Câmara analisa um pedido de cassação.