Cronograma para instalação de usina de hidrogênio verde segue e obras devem iniciar em maio de 2025

Dia de reuniões com a empresa Solatio, em Belo Horizonte, confirmam que o planejamento estratégico está seguindo conforme o programado

Em Belo Horizonte (MG), a Investe Piauí participou de uma série de agendas estratégicas com a Solatio, empresa que está desenvolvendo um programa para instalação de usinas de produção de hidrogênio verde e amônia no estado a partir de 2025. As discussões trataram sobre o planejamento de implantação da planta de hidrogênio verde na cidade de Parnaíba para o ano que vem.

As reuniões, que aconteceram durante todo o dia da última segunda-feira (09), atestam que o cronograma da implantação do projeto está seguindo conforme o programado. De acordo com o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, o planejamento continua sendo pautado e executado para que, na data preestabelecida de 6 de maio, as obras possam começar no estado. 

  

Cronograma para instalação de usina de hidrogênio verde segue e obras devem iniciar em maio de 2025 Foto ilustrativa 
  

Pedro Vaquer atesta que o projeto de licenciamento já está em fase de finalização e que o parecer técnico de acesso deve ser emitido ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até fevereiro de 2025. Do mesmo modo, a empresa aguarda a aprovação do projeto pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Somente após a submissão ao Conselho Nacional, é possível a liberação da licença de instalação da usina na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE), do Piauí, que está prevista para o ano que vem.

“Esperamos ter o licenciamento ambiental (de instalação) do projeto todo concluído para poder começar já essa finalização. Ao final de fevereiro, pretendemos ter um parecer de acesso emitido à Organização Nacional de Saúde e a liberação da ZPE, além da licença de instalação para, assim, naquele marco histórico estabelecido para 6 de maio, podermos começar as obras, para que virem uma realidade", ressalta o presidente.

  
Reunião para instalação de usinas de produção de hidrogênio verde e amônia Divulgação
 
 
 

Pedro Vaquer destaca ainda que as reuniões internas entre o governo e empresa fazem atualizações sobre o status do projeto. O presidente acrescentou que participou dos encontros também a empresa Worley, contratada para compor todo o projeto de H2V, do amonioduto e que envolve também o Porto do Piauí. As agendas aconteceram também com a participação da Secretaria de Planejamento do Piauí, Secretaria do Meio Ambiente do Piauí e de especialistas contratados para o desenvolvimento do projeto.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, esclarece que as discussões serviram também para a compreensão detalhada e o andamento dos projetos que estão sendo elaborados pelo Grupo Solatio para a planta do Hidrogênio Verde em Parnaíba. “Foi um dia de reunião com diversos atores que estão envolvidos com o grupo técnico da empresa. Todas as secretarias estão dedicadas e tivemos a oportunidade de desenhar os próximos passos do planejamento. Durante as discussões, avançamos em temas cruciais, como o licenciamento ambiental e os marcos necessários para o início das obras, consolidando um planejamento robusto para transformar essa iniciativa em realidade”, concluiu Victor Hugo.