Gata fica cega após ter olhos queimados com ácido no Piauí; tutor registra BO e pede investigação

O animal foi internado e passará por cirurgia para ter os olhos removidos diante da gravidade

Uma gata teve os olhos queimados com ácido na cidade de Vera Mendes, no Piauí. Nessa terça-feira (29), a ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) fez um apelo para que seja feita a investigação do crime e instaurada uma delegacia especializada em proteção animal na cidade. O tutor da felina registrou um Boletim de Ocorrência.

De acordo com Betanha Coutinho, voluntária da APAPI, a gata havia desaparecido por alguns dias, e a encontrou nas proximidades de casa com os olhos lesionados. A gatinha ficou internada sobre as orientações dos protetores da ONG, mas passará por uma cirurgia para retirar os olhos.

  

Gata tem olhos queimados com ácido e fica cega no Piauí; tutor registrou Boletim de Ocorrência TV ANTENA 10

   

"Recebemos a notícia por volta das 20h30 e, imediatamente, orientamos o tutor a registrar um boletim de ocorrência. O tutor acredita que o ato foi praticado por alguém da vizinhança.", conta a voluntária.

A voluntária destaca que, sem uma delegacia focada nesse tipo de crime, o registro de boletins de ocorrência é um passo sem garantia de investigação e responsabilização.

“A gente pede que seja implantada uma delegacia especializada contra animais porque a gente registra BO e a investigação não tem sequência. A gente fica sem saber quem realmente foi e sem solução. Queremos que essas investigações sejam intensificadas e que os autores sejam identificados e presos no rigor da lei”, argumenta Betanha.

Enquanto a APAPI e protetores locais continuam a pressionar por um sistema de justiça que ampare os direitos dos animais, eles também contam com o apoio da sociedade para conscientização e mobilização em prol de políticas públicas que garantam o fim da violência contra os animais.