Avião feito pela Embraer cai no Cazaquistão e mata mais de 60 passageiros

Informações preliminares apontam que um pássaro teria atingido o avião, que perdeu altitude e atingiu o solo com força

Um avião com 67 passageiros caiu no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25/12). Pelo menos 32 pessoas sobreviveram, segundo informações da imprensa internacional. Elas recebem atendimento em hospitais da cidade de Aktau, onde houve o acidente.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a aeronave da Azerbaijan Airlines, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), arrisca um pouso de emergência a cerca de 3 km do centro urbano de Aktau e na costa do Mar Cáspio. Após oscilar no ar e perder altitude, o piloto tenta tocar o solo, mas o avião o atinge com força e pega fogo.


  

Avião feito pela Embraer cai no Cazaquistão e mata mais de 60 passageiros
Reprodução/ X
 

“Um avião que fazia a rota Baku-Grozny caiu perto da cidade de Aktau. Pertence à Azerbaijan Airlines”, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão no Telegram.

O órgão de vigilância da aviação da Rússia destacou, em comunicado, que informações preliminares sugerem que o piloto decidiu fazer o pouso de emergência após atingir um pássaro.

Segundo o jornal britânico The Guardian, havia 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo do voo. De acordo com informações preliminares, a lista de passageiros incluiu 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 russos, seis pessoas do Cazaquistão e três do Quirguistão.

Agências de notícias russas detalharam que o avião voava de Baku para Grozny, na Chechênia, mas foi redirecionado por causa do nevoeiro em Grozny.

De acordo com o The Guardian, autoridades do Cazaquistão criaram uma comissão governamental para investigar as causas do acidente. O Cazaquistão cooperaria com o Azerbaijão nessa apuração.