Javier Milei assumiu a Presidência da Argentina neste domingo (10) no Congresso e, após receber a faixa presidencial de Alberto Fernández, fez seu primeiro discurso diante da multidão que o esperava do lado de fora.
"Hoje começa uma nova era na Argentina", foi a primeira frase dita por Milei como presidente.
Milei foi eleito com a proposta de romper com o modelo tradicional da política e recebeu uma votação histórica na eleição de 19 de novembro.
O novo presidente afirmou que seu mandato encerra "uma longa história de decadência e declive" e que agora "começa a reconstrução".
Seu primeiro discurso ressaltou a vontade do povo de ter uma mudança. Milei afirmou que seu governo será "uma era de paz e prosperidade, crescimento de desenvolvimento, liberdade e progresso".
A fala do novo presidente foi interrompida diversas vezes por gritos de "liberdade" puxados pelo público que acompanhava o discurso.
O maior desafio de Milei é tirar o país da crise. Segundo ele, seu governo recebeu a Argentina no pior cenário. A inflação supera 140% ao ano, há desemprego e a pobreza está em crescimento no país.
Milei afirmou que "não há dinheiro" nas reservas da Argentina, mas garantiu: "Há uma luz no fim do túnel".
O rei da Espanha, Filipe 6º, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro acompanharam a fala de Milei.