A vice-presidente Kamala Harris foi confirmada nesta sexta-feira (2) como candidata do Partido Democrata à eleição presidencial. A indicação foi oficializada em uma votação virtual, onde Kamala conseguiu a maioria dos delegados necessários.
O Comitê Nacional do partido iniciou o processo formal de votação na quinta-feira, ao abrir a votação para os mais de 4.000 delegados.
Jaime Harrison, presidente do Comitê Nacional Democrata, órgão responsável pelo processo de indicação, confirmou a indicação, ainda que a votação se encerre apenas na próxima segunda-feira.
“Estou muito orgulhoso de confirmar que a vice-presidente Harris conquistou mais do que a maioria dos votos de todos os delegados da convenção e será a indicada pelo Partido Democrata após o encerramento da votação na segunda-feira”, disse Harrison à rede CBS News.
Na rede social X, a candidata agradeceu a indicação. “Tenho a honra de ser a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos. Aceitarei oficialmente a indicação na próxima semana”, afirmou Kamala.
Campanha forte
A votação foi uma formalidade, uma vez que Harris não tinha candidato opositor após a desistência e endosse de Joe Biden. A saída do atual presidente alavancou a candidatura democrata, com arrecadação de US$ 310 milhões em julho.
Atualmente, a campanha de Kamala analisa candidatos a vice-presidente e já analisou pelo menos uma dúzia de possíveis nomes, incluindo governadores democratas.