Trump declara “emergência nacional” na fronteira entre EUA e México

Entre as medidas, estão o fim do asilo e o fechamento da fronteira. As ações encerram as políticas de liberdade condicional da era Biden

Em discurso de posse, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e anunciou uma série de medidas contra a imigração, entre elas, enviar um contingente adicional das Forças Armadas para o local. Trump tomou posse como o 47º presidente norte-americano em cerimônia no Capitólio, em Washington, nesta segunda-feira (20/1).

 
Trump retorna hoje à presidência dos EUA  Divulgação
 

Entre as medidas anunciadas por Trump, estão:

As ações encerram as políticas de imigração da era Biden e retomam a política Permanecer no México. Trump também quer dar continuidade à ideia de construção de um muro na fronteira.

Donald Trump foi empossado em uma cerimônia dentro do Capitólio devido ao frio extremo que atinge a região central dos EUA.

“A era de ouro da América começa hoje”, discursou o novo presidente, que retoma o poder após 4 anos de mandato do adversário democrata Joe Biden. O novo presidente dos EUA criticou o que chamou de “declínio” do país nos anos em que ele esteve fora do cargo.

Primeira medidas

Após tomar posse, Trump começou a tomar suas primeiras medidas administrativas. Além de questões relacionadas à imigração, o novo presidente dos EUA está criticando as últimas medidas do antecessor, Joe Biden, que incluíram uma série de perdões presidenciais, e se preparando para tirar o país, mais um vez, do Acordo de Paris.

Lula fez postagem cumprimentando Trump

Após ter declarado apoio à adversária de Trump, Kamala Harris, durante a campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez gestos de conciliação com o republicano no dia de sua posse.

Lula cumprimentou Trump em uma publicação nas redes sociais, falou sobre as relações entre os dois países e manifestou o desejo de “seguir avançando em parcerias”.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.

Convite para a COP 30

Anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), parabenizou Trump e o convidou para o evento, marcado para novembro em Belém.

“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente Donald Trump e esperamos contar com sua presença na COP 30 para discutir o futuro do planeta”, afirmou Helder Barbalho em suas redes.