O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que teve uma “ótima reunião” com o presidente Lula na Malásia. O comentário foi feito a jornalistas, nesta segunda-feira (27), a bordo do avião presidencial Air Force One.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, eu acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou.
Ricardo Stuckert
Na sequência, Trump parabenizou Lula pelo aniversário de 80 anos, comemorados nesta segunda-feira. “Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Você sabia? Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Mas hoje é o aniversário dele. Então, feliz aniversário”, disse.
Os dois países tentam chegar a um acordo sobre tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros em agosto pelos Estados Unidos. Além disso, o governo norte-americano sancionou autoridades brasileiras e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Encontro entre Lula e Trump
Os dois presidentes se encontraram neste domingo em Kuala Lumpur, na Malásia, onde ocorre a 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). A conversa de aproximadamente 50 minutos foi “franca e construtiva”, de acordo com Lula.
Após a conversa, Lula disse que um acordo entre os dois países deve ser fechado. “Eu volto para o Brasil satisfeito com a reunião que tive com o Presidente Trump. Se depender dele e de mim, teremos um acordo. Estamos dispostos a fazer com que Brasil e Estados Unidos continuem com a relação que já cultivamos há 201 anos”, disse Lula.