Alvo de operações e uso de comércio como fachada para venda de drogas: o que se sabe sobre idoso assassinado na zona Sudeste de Teresina

Segundo delegado, foram encontrados entorpecentes no bolso do indivíduo morto

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou as investigações do assassinato do idoso Chico do Maloca, na noite dessa terça-feira (27), no bairro Dirceu I, zona Sudeste de Teresina.

À TV Antena 10, o delegado Bruno Ursulino afirmou que foram encontrados entorpecentes no bolso da vítima. Conhecido da polícia, Chico já foi alvo de operações por tráfico de drogas. A suspeita inicial é de que ele usava um comércio como fachada para, na verdade, uma "Boca de Fumo". 

  
Idoso assassinado na zona Sudeste de Teresina Yago Araújo/ TV Antena 10/A10+
 
 
 

"As informações preliminares lá na região, inclusive colhidas com os familiares, era de fato que ele tinha esse envolvimento com o mundo das drogas, tanto que ele foi alvo de operações do distrito da área. Após essa articulação policial, mas apesar dessa movimentação, nesse dia, não foi encontrado drogas. Porém, no dia em que ele foi morto foram encontrados entorpecentes no bolso dele.  Tendo em vista que a venda de drogas movimenta, [o comércio] seria a justificativa perfeita, como se as pessoas fossem comprar produtos lícitos no comércio", afirmou o delegado.


Segundo o delegado, as equipes apuram se o indivíduo estava sendo ameaçado e qual teria sido a motivação do crime. Bruno Ursulino afirmou que a principal linha de investigação seria ainda o envolvimento com facção criminosa.

"A gente vai chamar os familiares para que nos contem sobre o histórico dele. Vamos saber se ele estava sofrendo ameaça ou se qualquer outro fato estranho aconteceu. A principal linha de fato é essa da organização criminosa, tendo em vista esse envolvimento dele. Mas preferimos amadurecer a investigação para que não deixemos passar nenhuma outra possibilidade", concluiu. 

A execução 

A TV Antena 10 apurou que a vítima foi atingida com pelo menos 16 disparos de arma de fogo e faria aniversário, de 82 anos, hoje (27). Ele caminhava próximo à própria residência, quando foi surpreendido por um carro com os atiradores, ainda não identificados. Os suspeitos efetuaram diversos disparos de pistola calibre .40.

As equipes da perícia criminal coletaram várias cápsulas de munição espalhadas pela rua. O caso segue sob investigação.