Comando dos Cerrados reforça segurança em 55 municípios do sul do Piauí

A estrutura do CPCE abrange o 3º Batalhão em Floriano, o 7º em Corrente, o 10º em Uruçuí, o 19º em Bom Jesus e o 28º em Canto do Buriti

O Comando de Policiamento dos Cerrados (CPCE) da Polícia Militar do Piauí atua na maior área territorial sob responsabilidade da corporação, cobrindo 55 municípios do sul do estado. Com um efetivo de 755 policiais militares, o CPCE é responsável por garantir a segurança em uma região estratégica para o desenvolvimento agrícola e com crescente densidade populacional.

A estrutura do CPCE abrange cinco batalhões: o 3º Batalhão em Floriano, o 7º em Corrente, o 10º em Uruçuí, o 19º em Bom Jesus e o 28º em Canto do Buriti. A atuação do comando é marcada por operações de grande impacto, voltadas especialmente à prevenção de crimes no campo e à proteção de comunidades rurais.

 
Comando dos Cerrados reforça segurança em 55 municípios do sul do Piauí
Reprodução
 

Entre as principais iniciativas estão: a Operação Cerrado Seguro, acionada conforme a necessidade, e a Operação Safra, que inicialmente cobria seis meses do ano e agora foi estendida para atender à chamada “safrinha”. Essa operação é focada na patrulha de fazendas e comunidades, no combate a roubos de insumos agrícolas e na preservação da paz em áreas rurais.

Para o coronel Nelson Feitosa, comandante do CPCE, a atuação na região exige estratégias específicas devido à extensão territorial e à importância econômica do território.

“É uma região com densidade demográfica baixa, mas uma grande área de atuação em desenvolvimento com crescimento populacional. Temos várias operações específicas, mas a Cerrado Seguro e a Operação Safra são emblemáticas, atuando no combate de roubos, patrulhamento rural e promoção da paz”, destacou.