O Departamento de Capturas do Piauí (Decap) prendeu nesta sexta-feira (20), um homem identificado como Francisco de Assis Dourado de Sousa, mais conhecido como “Chico do Beco da Raposa”, por um crime de roubo. O preso também é investigado por roubar e matar uma mulher no bairro Cacimba Velha, zona Leste de Teresina. A vítima, de 25 anos, teve a motocicleta e uma quantia de R$ 800,00 roubados. O comparsa de Chico, que também participou do roubo, ainda não foi preso, mas é alvo da Polícia Civil.
Segundo o delegado Emir Maia, titular do Decap, Chico tinha um mandado em aberto e possui uma vasta ficha criminal, sendo considerado de alta periculosidade. A fama causa medo nos moradores, que temem fornecer informações à polícia e sofrer algum tipo de represália.
“Ele se encontra investigado pela morte de uma senhora Nessa oportunidade, além dele matar a vítima, ele subtraiu a sua motocicleta e a importância de 800 reais. Ele foi preso em virtude de um mandado de prisão, expedido pela justiça, e se encontra investigado por esse latrocínio. O seu outro comparsa, a equipe do Decap, se encontra nesse momento em andamento e, a qualquer momento, estamos prestes a apresentá-lo à justiça”, disse o delegado.
A mulher estava com o marido indo para um supermercado quando foram abordados pelos criminosos. Eles, de carro, derrubaram os ocupantes da motocicleta e os forçaram a ficar deitados no chão. Desesperada, a mulher gritou pedindo ajuda, mas foi baleada nas costas por um deles. Os criminosos fugiram em seguida, com os pertences do casal.
Na época o marido da mulher informou que ela foi encaminhada para a UPA do Satélite, mas não resistiu aos ferimentos e morreu um dia depois do assalto. O apelido "Chico do Beco da Raposa" foi instituído pela fama de perigo do homem, que mora no bairro Beco da Raposa, situado na zona rural de Teresina.