Delegado fala sobre operação da PF contra investigados por abuso sexual de crianças e adolescentes no Piauí

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina, Altos e Parnaíba

Uma pessoa foi presa em flagrante durante a Operação Proteção Integral II, contra crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação, deflagrada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal em parceria com a Polícia Civil do Piauí, cumpriu seis mandados de prisão nas cidades de Parnaíba, Altos e Teresina. 

Em coletiva, o DPF David Sobral destacou que durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, um dos alvos tinha conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil. Ele foi preso em flagrante. Aparelhos eletrônicos foram apreendidos dos outros investigados, que serão periciados. Em Parnaíba, nenhuma pessoa foi presa. 

  

Cumprimentos de mandados ocorrem em todo o país Divulgação
   

“Foi passado que esse investigado foi preso por estar armazenado mídias de abuso sexual infanto-juvenil. Nos mandados de busca e apreensão cumpridos em Parnaíba foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que serão encaminhados para perícia, para identificar o armazenamento e outros tipos de crimes que os investigados possam ter cometido… No estado do Piauí só houve uma prisão, nos mandados cumpridos me Parnaíba não foi identificado situação flagrancial”, detalhou. 

No Piauí, as equipes cumpriram, três mandados de busca e apreensão, cumpridos pela PF, na cidade de Parnaíba, e três mandados cumpridos pela Polícia Civil, nas cidades de Teresina e Altos. O delegado Ronaldo, chefe da Polícia Federal em Parnaíba, ressaltou que a importância dos pais ficarem atentos ao que as crianças acessam na internet e contou que, no litoral, as investigações têm mostrado o crescimento no armazenamentos desse tipo de conteúdo. 

“Infelizmente aqui na região da planície litorânea há uma grande incidência de identificação de pessoas que estão usando a rede mundial de computadores e armazenando conteúdo de abuso sexual infantil”, apontou. 

A ação faz parte de uma Operação nacional, onde estão sendo cumpridos, simultaneamente, 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Participaram desse esforço conjunto 467 policiais federais e 156 policiais civis.

Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 35 prisões em flagrante.

Dados

Somente em 2025 - entre janeiro e abril - a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.

"A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais", concluiu.