Delegado-Geral afirma que denúncia de PM em delegacia no Piauí é falsa; SSP instaura correição em unidades policiais da região

No vídeo, direcionado ao secretário Chico Lucas, o PM alega que não estaria conseguindo atendimento na unidade policial em uma ocorrência

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou em nota de esclarecimento divulgada nesta segunda-feira (21), que a denúncia de um Policial Militar acerca da delegacia de Jaicós (360 km de Teresina) é falsa. No vídeo que circulou nas redes sociais, direcionado ao secretário Chico Lucas, o PM alega que não estaria conseguindo atendimento na unidade policial durante uma ocorrência.

De acordo com com Keiko, o policial conseguiu sim atendimento e não teria aguardado os policiais civis chegarem até a recepção. Além disso, esse mesmo PM já teria problemas anteriores com relação a outros policiais, tendo sido até denunciado pelo  delegado seccional. 

Assista ao vídeo!

Your browser does not support HTML5 video./

“Esse vídeo contém informações falaciosas, informações falsas. O policial conseguiu atendimento sim, inclusive não era nenhuma situação de flagrante. Ele não esperou os policiais chegarem até a recepção, gravou o vídeo de forma açodada e de forma irresponsável e divulgou nas redes sociais. Esse mesmo policial já tem problemas antecedentes na relação com os demais policiais e já havia sido denunciado pelo delegado seccional. Frisar aqui que a relação com a Polícia Militar é excelente, com todos os policiais militares. Apenas este policial destoava com esse tipo de comportamento”, disse o Delegado-Geral, em vídeo divulgado nas redes sociais da PC-PI. 

Luccy Keiko ressaltou que a região apresenta decréscimo em índices de criminalidade e encaminhou o caso ao Comando-Geral da PMPI para as providências cabíveis. 

“Em Jaicós nós temos um decréscimo no índice de criminalidade. Temos menos mortes violentas, não há o registro de um roubo sequer esse ano. Apenas pequenos furtos. Então, nós tomamos conhecimento desse fato, encaminhamos ao Comando-Geral da Polícia Militar para as devidas providências, havia policiais civis na cidade; então não houve nenhuma falta de atendimento. Então deixar claro também que a nossa gestão é muito firme no sentido de punir irregularidades. Recentemente delegados foram demitidos, agentes foram demitidos, peritos foram demitidos, mas nesse caso, nossos policiais civis estão corretos. Não houve nenhum tipo de conduta irregular deles. Quem cometeu a infração foi esse policial militar ao expor indevidamente, com notícias falsas, causando alarde na região. Nós estamos tomando as providências junto a Polícia Militar para que adote as providências necessárias”, completa.


SSP instaura Correição Extraordinária na região

Após a repercussão do caso, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciou que instaurou uma Correição Extraordinária em todas as unidades policiais da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Paulistana, o qual compreende a Delegacia de Jaicós. 

O objetivo é realizar uma avaliação abrangente das atividades desenvolvidas nas unidades, buscando otimizar os serviços prestados à população. A Correição será conduzida pelas Corregedorias da Polícia Civil e da Polícia Militar, que terão a missão de analisar os serviços prestados, identificar possíveis falhas funcionais e propor melhorias para garantir o pleno atendimento à comunidade no prazo de 30 dias úteis.

NOTA

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) instaurou Correição Extraordinária em todas as unidades policiais da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Paulistana. O objetivo é realizar uma avaliação abrangente das atividades desenvolvidas nas unidades, buscando otimizar os serviços prestados à população.

A Correição será conduzida pelas Corregedorias da Polícia Civil e da Polícia Militar, que terão a missão de analisar os serviços prestados, identificar possíveis falhas funcionais e propor melhorias para garantir o pleno atendimento à comunidade no prazo de 30 dias úteis.

  

Delegado-Geral afirma que denúncia de PM em delegacia no Piauí é falsa
Reprodução