Sete detentos ligados à facção criminosa PCC tentaram fugir da Penitenciária Professor Jose Ribamar Leite, em Teresina, na tarde deste domingo (20), mas foram impedidos pela Polícia Penal. Segundo Ari Filho, diretor da penitenciária, os internos aproveitaram a superlotação da triagem e usaram força física para empenar uma grade e sair da cela.
A tentativa aconteceu no pavilhão de triagem disciplinar, diferente do pavilhão onde foi registrada outra tentativa de fuga, na quinta (17). A fuga foi barrada ainda no início, quando os presos se deslocavam pelo pavilhão de segurança.
De acordo com a direção do presídio, os detentos ainda tentaram cavar um buraco quando foram surpreendidos pelos agentes.
“Assim que perceberam a presença dos policiais, eles se renderam dizendo 'perdemos, perdemos'”, contou o presidente da unidade penal.
Até o momento, nenhuma liderança do grupo foi oficialmente identificada. A direção da penitenciária continua monitorando os envolvidos e os demais detentos.
“Eles podem continuar tentando, que a gente vai cessar qualquer possibilidade de fuga”, concluiu Ari.
A perícia da Polícia Civil foi acionada para constatar os danos à estrutura. Esta é a segunda tentativa de fuga desde o início da Operação Dominatus, que reforçou a segurança nas unidades penais do estado.