(Atualizada às 07h26)
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a operação Draco 122. O objetivo é dar cumprimento a oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão em Teresina e José de Freitas.
Na capital, a ação ocorre nos bairros Três Andares, Mafrense, Santa Maria da Codipi e Vila Uruguai. Os mandados de prisão são contra suspeitos de envolvimento em organizações criminosas com atuação nos dois municípios.
O delegado Charles Pessoa informou que alguns dos presos hoje já teriam sido alvos de outras operações. Em ocasiões passadas, foram apreendidos fuzis e mais materiais ilícitos. "Retornamos para mostrar o nosso monitoramento, e que não vamos permitir espaço para facção criminosa", destacou.
Charles também afirmou que diante das recorrentes ações policiais, será solicitado para que o lugar, no bairro Mafrense, seja desapropriado e que passe a ser utilizado para projetos sociais.
"A residência foi alvo de várias operações, por isso estamos solicitando para que sejam adotadas mesmas medidas de desapropriação, e esse espaço passe a ser voltado para área social, como aconteceu no Bar da Thays. No caso, será um ambiente para dar assistência essa comunidade. Vamos muito além das prisões, também iremos focar no patrimônio desses criminosos", concluiu.
A operação também contou com o apoio da Força Estadual de Segurança Pública (FEISP), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) da Polícia Militar do Piauí, 10ª Delegacia de Polícia Civil e da Guarda Municipal de Teresina.