A Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, realizou blitzen entre os dias 15 e 21 de julho, em todas as zonas de Teresina. Durante as abordagens, 15 pessoas foram conduzidas por embriaguez ao volante.
Segundo a polícia, ainda durante as blitzen 9 celulares foram recuperados, 3 veículos foram localizados (2 motocicletas e 1 carro), e 7 indivíduos foram multados por dirigir sem habilitação.
O Diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou a importância de combater efetivamente os crimes relacionados ao trânsito, especialmente a embriaguez ao volante e a entrega de veículos a pessoas não habilitadas, incluindo menores de idade.
"O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro trata da condução de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada devido à influência de álcool ou de outra substância psicoativa. Em termos mais simples, isso significa que dirigir sob o efeito de álcool ou drogas é uma infração gravíssima, colocando em risco a vida do condutor e de outras pessoas. Nosso objetivo é garantir a segurança nas vias públicas, punindo aqueles que não respeitam as regras e, assim, ajudando a prevenir acidentes de trânsito", afirmou Fernando Aragão.
Além disso, nos dias 19 a 21 foi deflagrada a operação "Rota Segura" nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, na região Sul do Piauí. Segundo a polícia, a operação visava reforçar a fiscalização e coibir práticas criminosas no trânsito também.