Empresário é preso suspeito de articular roubos de joias em Teresina; carros de luxo eram usados na ação

A prisão foi realizada nesta segunda-feira (30), no bairro Piçarreira, na zona Leste de Teresina

Um empresário, identificado como Valter Luis de Freitas Filho, foi preso nesta segunda-feira (30), no bairro Piçarreira, na zona Leste de Teresina. Ele é investigado por articular diversos assaltos a residências para roubar joias, dinheiro e outros objetos de valor. O suspeito usava carros de luxo para dar suporte logístico aos assaltantes. 

Ao A10+, o chefe de investigação Marcelo, detalhou que chegaram até a identidade de Valter durante a investigação sobre um arrastão na casa de uma empresária no bairro Todos os Santos, zona Sudeste da capital. Dois dos envolvidos foram presos e apontaram o empresário como o mentor dos assaltos. O arrastão foi registrado por câmeras de segurança. 

 

Empresário é preso suspeito de articular roubos e joias em Teresina; carros de luxo eram usados na ação Reprodução

 

“A investigação começou depois de um arrastão na casa de uma empresária no Todos os Santos. Ela e a filha foram rendidas por três indivíduos armados. A todo momento eles perguntaram por joias e dinheiro. Na investigação, conseguimos identificar a participação de quatro indivíduos, sendo que dois já estão presos no Maranhão e um está foragido… Em oitivas, eles apontam o empresário como mentor intelectual, que coordenava os roubos”, afirmou.

O chefe de investigação detalhou que o empresário indicava os locais que seriam os alvos dos roubos e dava suporte logístico ao grupo; objetivo era roubar joias e objetos de valor. “O empresário repassava o local e ia junto dirigindo o veículos, disse um dos envolvidos presos no Maranhão”, destacou. 

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, o empresário ainda tentou fugir para um matagal, mas foi alcançado e preso. O empresário foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Ele segue à disposição da Justiça.

Câmeras de segurança flagraram um dos crimes

O arrastão que levou à identificação e depois à prisão do empresário foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens é possível ver os indivíduos saindo do imóvel com os objetos roubados. Eles colocam os itens em um carro de luxo que e em seguida empreendem fuga. 

Your browser does not support HTML5 video./

O caso aconteceu no dia 25 de março de 2025. A empresária relatou na época que foi abordada por um indivíduo armado, quando entrava em sua residência. O criminoso entrou no imóvel e deixou o portão aberto para os outros comparsas. A filha dela estava no local e também foi mantida refém. Do imóvel, os criminosos levaram joias de ouro, celulares, relógio, TV e notebook.