Executores e lideranças do PCC e Bonde dos 40 estão entre os presos de operação do Draco em Teresina; delegado detalha pirâmide

Durante a ação policial, também foi desarticulado um núcleo de fabricação de armas caseiras

Executores e lideranças das facções PCC e Bonde dos 40 foram alguns dos alvos presos na manhã desta terça-feira (15) durante uma operação realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Em entrevista à TV Antena 10, o coordenador do departamento, delegado Charles Pessoa, detalhou o funcionamento da pirâmide de liderança desses grupos. Durante a operação, também foi desarticulado um núcleo de fabricação de armas caseiras.

Your browser does not support HTML5 video./

"Essa função de 'geral do Estado' é o grau máximo dentro da célula da facção criminosa em uma unidade da Federação. Estamos prendendo líderes estaduais, 'disciplinas', indivíduos que executam essas ações criminosas e aqueles que ordenam essas práticas. Identificamos até um indivíduo que fabricava armas artesanais exclusivamente para fornecer às facções. Desarticulamos esse núcleo que era responsável pela fabricação dessas armas caseiras", explicou o delegado.

  

Membros do PCC são presos durante operação do Draco em Teresina Divulgação

   

Todos os investigados estavam sendo monitorados pelo DRACO, devido à sua ligação direta ou indireta com crimes como roubos e homicídios na capital. No entanto, o delegado não confirmou se algum dos presos esteve envolvido nos assassinatos ocorridos no início de outubro, como o da esposa de um faccionado ou a execução dentro de uma escola municipal.

"Prendemos indivíduos que participam diretamente desses crimes violentos de interesse da facção, assim como aqueles que têm poder de decisão, ou seja, que ordenam essas ações", afirmou.


Além disso, o DRACO percebeu um aumento na participação ativa de mulheres dentro dos grupos criminosos. "Infelizmente, temos identificado mulheres integrando essas organizações, e algumas delas foram alvos da operação de hoje", acrescentou o delegado.

Os mandados foram cumpridos nos bairros Parque Brasil II, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Cidade Industrial e Alto da Ressurreição, todos na zona Norte de Teresina.

A operação contou com o apoio de várias unidades de segurança pública, incluindo BOPE, BEPI, FEISP, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além de unidades especializadas como DHPP, DENARC, DRFV, 3ª Seccional, 4º DP, 8º DP, 1º DP, LAB e DPI.