A Polícia Militar do Piauí, por meio da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), resgatou nesta quarta-feira (3) um filhote de cervo na zona rural de Castelo do Piauí. O animal havia sido capturado por uma agricultora da região, após aparentemente ter se deslocado pela mata em busca de abrigo devido às queimadas que atingem áreas ambientais do interior do estado.
Cumprindo determinação do comandante da CIPA, uma equipe foi deslocada ao município para realizar o resgate. Após garantir a segurança do filhote, os policiais o encaminharam a Teresina, onde foi entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, responsável por avaliar seu estado de saúde e realizar os cuidados necessários.
A soldado Vidal destacou o compromisso da unidade com a preservação da fauna: “A guarnição realizou o resgate de forma segura e encaminhou o animal para receber o cuidado necessário, para que posteriormente seja devolvido ao seu habitat natural. Nosso compromisso é proteger o meio ambiente e garantir que cada resgate seja feito com responsabilidade”, afirmou.
A Polícia Militar reforça que, ao encontrar animais silvestres feridos ou deslocados, a população deve acionar imediatamente o policiamento ambiental, evitando riscos ao animal e às pessoas.