Foragido há quase 30 anos por assassinar mulher no interior do Piauí é preso no Maranhão

Crime aconteceu no dia 27 de setembro de 1996; acusado não era visto desde então

Um homem identificado como João Batista Rodrigues Soares foi localizado e preso na terça-feira (27), em Balsas, no Maranhão. Ele estava foragido há 27 anos por assassinar uma mulher na zona rural da cidade de Manoel Emídio, região Sul do Piauí.

O crime aconteceu na noite do dia 27 de dezembro de 1996, a vítima, Luiza Maria da Conceição Jaques, foi assassinada a golpes de machado enquanto dormia em sua casa. João Batista chegou a tentar ocultar o cadáver da vítima, arrastando-a para um matagal a dez metros da casa. Populares viram a tentativa de enterrar o corpo e o acusado fugiu. Ele foi visto pela última vez naquele dia.

  

Polícia Civil do Piauí
Reprodução


O delegado Anchieta Nery, diretor da inteligência da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), explicou que o homem foi indiciado por homicídio qualificado, pois na época não existia a tipificação do crime de feminicídio.

“Na época ainda não existia o crime de feminicídio, então o assassino foi indiciado por homicídio qualificado. Porém, o processo estava suspenso em razão da fuga do autor. Agora a Polícia Civil do Piauí o apresenta para que responda perante o Poder Judiciário, na forma da lei, pelo crime cometido”, disse.

A família da vítima também foi comunicada da prisão. “Naquela época foi muito difícil pra todo mundo. Foi um crime completamente bárbaro, que comoveu a família toda, ficou todo mundo muito triste. A Polícia Civil mostrou que realmente a justiça tarda, mas não falha”, declarou Charlene Lima, sobrinha da vítima.