Uma noite histórica marcou o ápice das comemorações pelos 188 anos da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Nesse domingo (25), a PM alcançou a maior marca de praças e oficiais promovidos de uma única vez, desde a criação da instituição. Mais de 2 mil policiais subiram de posto na corporação. O governador Rafael Fonteles participou da solenidade cívico-militar, marcada por promoções e homenagens, na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Secretários, ex-governadores e autoridades marcaram presença no evento.
Na oportunidade, foram entregues Medalhas do Mérito Militar para personalidades civis e militares. Houve desfiles e apresentação dos novos policiais nomeados na sexta-feira (23).
O governador Rafael Fonteles destaca que a nomeação e promoção dos policiais é uma forma de reconhecer o esforço do efetivo da PM, além de fortalecer e incentivar o empenho na atividade. “Foi um dia histórico, não só para a Polícia Militar, mas para a sociedade piauiense como um todo, que colocou para nós que a segurança pública é prioridade. Fortalecer a polícia com mais homens e mulheres e promover vários outros, é fundamental para termos uma tropa maior, mais empenhada, mais dedicada em servir e proteger o povo do Piauí, que é a missão da PM. Eu, como governador e representante do povo do Piauí, só tenho a agradecer o empenho desses homens e mulheres. A gente confia que tanto os novos como os antigos policiais irão cumprir a sua missão”, declarou o chefe do Executivo estadual.
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, falou sobre melhorias e investimentos para a Polícia Militar. Ainda este ano, será realizado o maior aporte em recursos e tecnologia para a cobertura via rádio em todos os municípios piauienses, já a partir de agosto. O gestor falou ainda sobre a reforma das instalações de todos os grupamentos da polícia militar e a alocação de 600 novas viaturas para a corporação.
Para Chico Lucas, a promoção desses mais de 2 mil policiais é a resposta a um anseio dos militares que estavam aguardando. “Nesse aniversário de 188 anos da polícia, havia uma reivindicação para a promoção. Hoje, felizmente, estamos participando desse momento histórico. São policiais que estão há muito tempo dando o sangue e hoje estão sendo homenageados com esse que é um anseio, e, ao mesmo tempo em que nós concedemos essa promoção, a gente pede mais empenho e dedicação que é o pedido da sociedade piauiense”, reforçou o secretário.
O comandante-geral da PM, cel. Scheiwann Lopes, destaca que a Polícia Militar, como uma instituição secular, precisa avançar e melhorar cada vez mais os serviços prestados à população. A nomeação dos mais de mil policiais é uma forma de reconhecer o trabalho desses homens e mulheres que garantem a paz social. “São 188 anos de relevantes serviços prestados à população piauiense. Nossos ancestrais fizeram o máximo e deram o melhor de si para chegarmos até aqui, nossa obrigação é manter essa tradição, melhorar e avançar cada vez mais. Por isso, essa valorização do governador e do secretário da Segurança com nossa tropa, mais de 2.100 policiais militares entre oficiais e praças serão promovidos hoje. Então, o aniversário da Polícia Militar, quem ganha é a sociedade piauiense”, enalteceu o comandante.
O coronel Adriano de Lucena, que recebeu promoção durante a solenidade, destaca que esse momento reflete todo o empenho que ele dedicou à corporação e à sociedade piauiense. Considerou ainda como uma injeção de ânimo para desenvolver um trabalho melhor para a população. “Para mim, é o coroamento de uma carreira de 32 anos. Em 12 de dezembro de 1993 eu era declarado aspirante, e hoje, praticamente 30 anos depois, eu galgo o último posto da polícia. E hoje, alcançar o posto máximo da Polícia Militar renova ainda mais a vontade de trabalhar. Para a PM é a demonstração de que ela é um patrimônio vivo do povo piauiense. A polícia existe porque o povo precisa dela”, relatou o novo coronel.