(Atualizada às 18h27)
Um ônibus da linha Timon City, que faz linha entre a cidade maranhense e a capital piauiense, foi incendiado na praça Saraiva, Centro de Teresina, na tarde desta terça-feira (27). O responsável pelo caso foi preso minutos depois.
Ao A10+, o tenente Vilson do 1º Batalhão da Polícia Militar, informou que o incêndio foi causado por um parente de uma pessoa que foi vítima de um acidente há 20 dias, onde um ônibus da linha Timon City passou por cima da cabeça de uma jovem.
"Há uns 20 dias atrás um ônibus de Timon passou por cima da cabeça de uma mulher, supostamente um parente da vítima. Daí esse homem trouxe um litro de gasolina e tocou fogo no ônibus. Perca Total", disse.
Ainda segundo o tenente, o ônibus estava com passageiros, mas eles conseguiram sair a tempo. O homem, que não teve o nome revelado, foi detido pela Guarda Municipal e depois encaminhado para a Central de Flagrantes.
Ainda de acordo com a polícia, o homem entrou no veículo com o rosto coberto por uma camisa e armado com uma faca, que usou para ameaçar o motorista, cobrador e passageiros.
Passageiros relataram à polícia que o homem teria dito ao entrar no ônibus que todos deveriam descer do veículo, exceto o motorista e cobrador. Depois ele ateou fogo no veículo e desceu.
O A10+ apurou ainda que um bilhete foi encontrado próximo ao ônibus escrito: "isso é um protesto contra aquela jovem morta atropelada na Praça Saraiva. Hoje a Justiça está sendo feita em nome dela e de sua família". A jovem mencionada por ele é Amanda Carvalho, de 22 anos, que morreu atropelada por um ônibus da empresa Timon City no dia 12 de agosto deste ano quando atravessava a rua na Praça Saraiva.
"O indivíduo adentrou no ônibus armado com faca, ameaçou as pessoas e disse que estava se vingando. Incendiou o veículo, mas rapidamente houve uma atração integrada das polícias e conseguimos capturá-lo. Ele não estava falando coisa com coisa, mas vai ser interrogado. O motorista foi ameaçado por ele. Vamos entender agora porque esse rapaz cometeu esse ato tão grave no Centro de Teresina", disse o delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko à TV Antena 10.
Após ser capturado, o homem confirmou em entrevista à imprensa que foi o responsável por incendiar o ônibus. "Eu não consigo contar, quero beber um copo d'água. Ai que vergonha. Eu só queria me vingar", disse o suspeito aparentemente transtornado ainda com a situação.
Proprietário da empresa, Ramon Alves relatou durante entrevista à imprensa que não vê qualquer relação entre o acidente de trânsito e o atentado que ocorreu hoje contra o veículo e passageiros. Ele lamentou a ação e afirmou vai suspender as atividades da Timon City.
"Um jovem desse que não esclarece os motivos que fez cometer isso. Tentou furar o motorista de faca, foi um crime premeditado, doloso, já estava com galão de gasolina esperando. A cidade de Timon a partir de hoje fica sem transporte porque vou tirar minha empresa de lá", desabafou.
A suspeita, inicialmente, é que o homem teria transtornos mentais. Imagens gravadas por populares mostram as chamas que tomaram conta do ônibus. Apesar do susto, não houve feridos. O caso será investigado pela Polícia Civil.