Uma verdadeira operação está sendo realizada nesta quarta-feira (23), na localidade Santa Clara, na zona rural do município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, para combater um incêndio de grandes proporções que atinge a região. Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas, com o apoio do helicóptero da Polícia Militar, trabalham em conjunto para debelar as chamas.
O fogo, que teve seu primeiro registro há 10 dias atrás, ameaça o Parque Nacional Serra das Confusões, localizado próximo aos grandes focos. Em entrevista à TV Antena 10, o major Dênio Marinho, diretor de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), revelou que existe um inquérito aberto para investigar o fogo, diante da possibilidade de ter causas criminosas.
Assista o vídeo!
"Essa região, inclusive, há 10 dias atrás, na mesma data que surgiu esses focos de incêndio, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente foi acionada para se deslocar ao local, pois tinha a informação de uma pessoa colocando fogo na região propositalmente. A delegacia foi e abriu o inquérito de portaria para apurar se realmente esse incêndio foi criminoso", destacou.
Segundo o diretor, esse foco está entre os 112 já registrados nesse período no estado. Diante da alta demanda, a Semar está disponibilizando um canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693.
Polícia Militar envia helicóptero
A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer), enviou n o helicóptero multi missão para dar apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas na região de Canto do Buriti.
De acordo com o Coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, a aeronave atua no combate direto ao fogo com o sistema de bambi-bucket, bolsa que coleta 540 litros de água e joga direto nas chamas.
Além disso, o helicóptero pode ser usado no transporte de bombeiros e brigadistas para outros locais ou de difícil acesso. “Uma outra maneira que a aeronave pode ser usada é no transporte de tropa de bombeiros e brigadistas para combater o incêndio naquele local, que pode ser distante, ou de difícil acesso. Leva aquela equipe para o combate terrestre”, completa.
Outro ponto destacado pelo coronel no emprego da aeronave nessas situações é a visão estratégica do local e utilizar a tropa da maneira mais eficaz durante a atuação contra o fogo. “Vou montar ali um contra fogo, para evitar que esse fogo se espalhe. São essas maneiras que a aeronave pode ser empregada devido sua versatilidade. A equipe se deslocou para lá para atender essa determinação e dar apoio aos bombeiros e defesa civil, por determinação do coronel Scheiwann”, finaliza Gomes.