O influenciador Itallo Bruno está entre as 25 pessoas indiciadas pela Polícia Civil do Piauí por praticar crimes conhecidos como “Rolezinhos” ou “do Grau” em Teresina. Os eventos reúnem motociclistas fazendo manobras consideradas perigosas. De acordo com as investigações, o grupo realizava atividades enquadradas nos crimes de associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, direção perigosa, entre outros ilícitos.
As investigações mostraram que os suspeitos utilizavam redes sociais, especialmente perfis no Instagram, para planejar, divulgar e exibir a prática de crimes, promovendo eventos ilegais em vias públicas e colocando em risco a segurança da população.
Reprodução
Além dos crimes imputados, a Polícia Civil solicitou a perda dos veículos apreendidos em posse dos investigados, como sendo uma pena imputado pela Receita Federal, uma vez que os automóveis configuram instrumentos dos crimes em apuração.
O inquérito identificou 25 indivíduos envolvidos nas infrações, os quais foram formalmente indiciados. As provas reunidas ao longo das investigações foram encaminhadas ao Poder Judiciário para as devidas providências. O influenciador Itallo Bruno já foi alvo de diversas ações da Polícia no estado.
Ele foi preso no ano passado, momento que criou uma nova conta no Instagram. Em vídeo divulgado no perfil, que já conta com mais de 70 mil seguidores, o influencer aparece com uma mensagem motivacional defendendo regulamentar o ‘grau’ como esporte. Recentemente, a justiça suspendeu a CNH de Itallo e de outros influencers alvos de operação e proibiu a divulgação de eventos como "graus ou rolezinhos" nas redes sociais.
Confira quem são os indiciados:
- Ana Clara Lima Silva
- Talysson Henrique Lopes da Silva
- Lucas Barradas Reis
- Layahnderson Pereira de Sousa
- Ronny Wesllen de Morais
- Pedro Henrique Barbosa de Neiva e Silva
- Yago David Santos Almeida
- Jean Wesley Porfírio da Silva
- João Henrique Sousa
- João Victor Rabelo da Silva
- Johnatas Lopes Brito
- Rômulo Nascimento de Medeiros
- Evandro Caldas Sampaio
- Francisco Matheus Gomes Mororo
- João Vitor Anchieta Rodrigues
- William Pereira da Silva Junior
- Darlyson da Silva Sousa
- Mateus Portela Frota
- Jonatas Alves de Sousa
- Fernando José Feitosa de Brito
- Anderson Yago Carvalho de Brito
- Itallo Bruno Nunes e Silva
- Matheus de Araújo Lima
- Mario Sergio de Castro Santos Junior
- Antonio Cezar de Lima Castro
Operação Rolezinho
Deflagrada em setembro de 2024, a “Operação Rolezinho” visou coibir atividades que colocam em risco a segurança de pedestres e motoristas, além de conscientizar a população sobre os perigos dessas manobras.
Durante a operação, foram cumpridos 27 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão, além da suspensão de 27 contas na rede social Instagram, utilizadas para promover essas atividades ilícitas. As ações foram realizadas não só na capital, Teresina, mas também nos municípios de Altos e Esperantina.
Itallo Bruno e os outros alvos da ação foram soltos pela justiça na mesma semana que a operação foi deflagrada. Eles respondem os crimes em liberdade.