(Atualizada às 15h30)
Pelo menos 10 menores infratores realizaram uma rebelião e conseguiram pular o muro do Centro Educacional Masculino (CEM) na manhã desta sexta-feira (29), no bairro Memorare, na zona Norte de Teresina. A informação foi confirmado ao A10+ pelo 9º Batalhão da Polícia Militar.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e realizou diligências no local. Dos 10 que conseguiram fugir, 9 foram recapturados. Moradores da região ficaram apavorados com a situação que ocorreu em plena Sexta-Feira Santa.
A TV Antena 10 apurou que a rebelião foi desencadeada no momento que um grupo de religiosos estava no local e os menores aproveitaram a oportunidade para fugir. Eles teriam usado as trancas das celas para fazer uma espécie de escada e conseguiram pular o muro da instituição.
No momento da fuga, alguns menores ficaram feridos após pularem o muro. Apenas um está sendo procurado pelas equipes e, apesar do susto, a situação foi controlada horas depois pelos agentes.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a direção do Centro. As equipes da PM seguem em diligências na tentativa de localizar e apreender o adolescente foragido.
Vídeo mostra fuga
Um vídeo obtido pelo A10+ mostra o momento em que um dos menores infratores tenta fugir do CEM, mas é apreendido. A reportagem apurou que dos socioeducadores do CEM sofreu uma lesão no ombro enquanto fazia a captura de um menor. Ele foi encaminhado para o hospital. Assista abaixo:
A Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc-PI), por meio de nota, informou que vai abrir procedimento para apurar se não houve falhas de procedimentos que culminaram na fuga dos internos.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos informa que ocorreu, nesta sexta-feira,29, uma tentativa de fuga no Centro Educacional Masculino, em Teresina, e por isso foi solicitado o apoio da Polícia Militar para impedir a fuga.
A situação já foi controlada e todos os internos já retornaram para seus alojamentos. Três adolescentes e dois agentes socioeducativos sofreram ferimentos leves e já estão recebendo atendimento médico.
A Sasc informou que será feita uma apuração interna detalhada, para saber se houve ou não falhas de procedimentos.