Irmão identifica corpo carbonizado em Miguel Alves, no Piauí, e polícia apura suspeita de ligação com o tráfico de drogas

O corpo foi encontrado no dia 31 de dezembro; Marcos Costa Ferreira estava desaparecido desde o dia 29 de dezembro

A Polícia Civil do Piauí (PCPI) informou, nesta sexta-feira (02), que um homem reconheceu o corpo carbonizado encontrado no dia 31 de dezembro, em Miguel Alves, como sendo o de seu irmão, Marcos Costa Ferreira.

Segundo os registros da polícia, Marcos tinha 38 anos e morava na cidade maranhense de Duque Bacelar, distante cerca de 13 km de Miguel Alves, onde o corpo foi localizado.

  

Irmão identifica corpo carbonizado em Miguel Alves, no Piauí, e polícia apura suspeita de ligação com o tráfico de drogas
Reprodução

   

O documento policial aponta que o irmão de Marcos compareceu à delegacia para comunicar o desaparecimento, ocorrido no dia 29 de dezembro. Na data, Marcos teria ido à cidade de Miguel Alves acompanhado da esposa para deixá-la na casa de um parente. Após isso, ele não retornou para Duque Bacelar, onde residia.

No dia 31 de dezembro, o irmão tomou conhecimento do corpo carbonizado encontrado na cidade e, posteriormente, fez o reconhecimento, confirmando se tratar de Marcos Costa Ferreira. Segundo familiares, Marcos era usuário de drogas.

A Polícia Civil informou à TV Antena 10 que as investigações seguem em andamento e que ainda não há confirmação sobre a motivação do crime. A principal linha de apuração considera tanto a possibilidade de envolvimento com o tráfico de drogas quanto a hipótese de latrocínio, já que pertences pessoais da vítima não foram encontrados no local. 

“Ainda não sabemos, mas informes recebidos de policiais militares que serviram em Duque Bacelar dão conta de que ele já havia sido preso ou detido por suspeita de tráfico. O crime pode ter relação com isso, mas também pode ter sido roubo seguido de morte, uma vez que sua motocicleta, celular e outros pertences aparentemente foram roubados”, explicou o delegado Paulo Nogueira à TV Antena 10.

Histórico criminal

Marcos Costa Ferreira, que tinha deficiência auditivo e era conhecido como "Mudo", havia sido preso em junho de 2024, na cidade de Duque Barcelar. Ele teria efetuado um assalto, onde roubou um aparelho celular em uma casa de aposta esportiva na cidade. Ele foi localizado em um bar às margens do Rio Parnaíba.

  

Marcos Costa havia sido preso em junho de 2024, na cidade de Duque Barcelar, no Maranhão
Portal da Cidade

   

Durante a abordagem foi encontrado em posse de Marcos Costa uma arma de fogo artesanal calibre 20, munições intactas, além de objetos pessoais e uma quantia de dinheiro em espécie.

O caso

O corpo de um homem foi encontrado completamente carbonizado na localidade Capininha, zona rural do município de Miguel Alves, na região Norte do estado, na tarde dessa quarta-feira (31).

A ocorrência foi atendida por uma equipe da Polícia Militar, que posteriormente acionou a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal (IML) para a remoção do corpo.