Um faccionado do Bonde dos 40, identificado como Samuel dos Santos, conseguiu escapar da operação do Draco, deflagrada na manhã desta terça-feira (22), usando a própria companheira e os filhos como escudo. A informação é do delegado Charles Pessoa.
De acordo com o coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, o indivíduo exerce a função "Geral" da facção, no estado, como liderança do núcleo chamado de "Tribunal do Crime".
"O foco foi efetuar a prisão de integrantes da parte superior do Bonde dos 40. Integrantes do núcleo de um Tribunal do crime, exercendo a função de geral do estado. Ele conseguiu fugir do cerco policial, usando a companheira e os filhos como escudo", explicou o delegado à TV Antena 10.
A mulher foi presa em flagrante por também integrar a organização criminosa e por auxiliar o companheiro no tráfico de drogas.
Segundo o delegado, ele fugiu com uma pistola 9mm. "Vamos divulgar a foto dele para efetuar a prisão o mais breve possível. Tivemos mais uma ação muito importante, retiramos envolvidos em diversos crimes na zona sul, principalmente, em homicídios e roubos. Indivíduos extremamente violentos e que estavam cooptando adolescentes para integrarem a facção", disse.
A operação foi deflagrada no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina. No total foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e sete de prisão. Até o momento, oito pessoas foram presas.