Um homem de iniciais F. F. de B. foi conduzido à delegacia sob suspeita de agredir um cachorro na zona rural de Sussuapara, município situado no centro-sul do Piauí, a 315 quilômetros de Teresina. O caso aconteceu nesta semana; o animal estava com ferimentos no focinho e os olhos vermelhos.
De acordo com a Polícia Militar, a condução aconteceu na localidade Imbiriba. A denúncia foi feita pelo tutor informando que o cachorro tinha sofrido vários ferimentos no rosto e que ocorreu na frente da casa de sua mãe.
Reprodução
De acordo com a PM, o animal foi encontrado com vários ferimentos provocados por objeto semelhante a madeira e o agressor localizado e conduzido juntamente com tutor até a Central de Flagrantes, em Picos, para os procedimentos cabíveis. O animal foi levado para atendimento.
Sobre
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos. A Resolução CFMV nº 1236/2018 define crueldade, abuso e maus-tratos, destacando a responsabilidade de veterinários e zootecnistas em identificar e denunciar esses atos, e inclui orientações sobre práticas como eutanásia e transporte de animais, sempre visando minimizar o sofrimento.