Policias Civis do Piauí e Amapá realizaram nesta quarta-feira (06), a prisão de três homens envolvidos em golpes pela internet. Eles respondem por fraude eletrônica, lavagem de capitais e organização criminosa. O grupo atuava na cidade de Parnaíba, de onde aplicava os crimes pela internet com atuação nacional.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Repressão à Fraude Eletrônica de Macapá (DRFE), contando com o apoio da Delegacia Seccional de Parnaíba. O modo de operação consistia em contatar as vítimas, simulando ser funcionários dos bancos das vítimas e as convencendo a transferir todos os valores para eles, ao fazê-las acreditar que suas contas estavam sendo invadidas por hackers.
De acordo com a Polícia Civil, tudo ficou perfeitamente demonstrado com a análise dos extratos bancários dos envolvidos, após a quebra do sigilo bancário autorizada pela Justiça do Amapá. Um dos investigados já se encontrava preso no sistema penitenciário piauiense e, aparentemente, cooptou os demais para participar de uma rede de contas bancárias, visando receber e rapidamente distribuir os valores recebidos das vítimas, evitando que os bancos detectassem a fraude e bloqueassem o dinheiro.
A cooperação entre as Polícias Civis dos estados permitiu levar a devida responsabilização aos praticantes de crimes cibernéticos, já que os autores costumam fazer vítimas em diferentes estados da federação.