No Piauí, Operação Barão Vermelho cumpriu mandados contra grupo acusado de agiotagem e cobranças violentas

Durante a operação, foram apreendidos veículos, joias, relógios e outros bens, todos relacionados a atividades ilícitas

A atuação de agiotas que utilizam métodos violentos de cobrança está entre os principais alvos da 3ª fase da Operação Barão Vermelho, deflagrada nesta quarta-feira (03) em Teresina, com a participação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação ocorreu em colaboração com o Gaeco do Maranhão.

Segundo a coordenadora do Gaeco no Piauí, Lenara Porto, foram cumpridos 16 mandados judiciais na capital piauiense, incluindo prisões e buscas e apreensões. Quatro desses mandados foram executados diretamente pelas equipes do Gaeco Piauí. A operação tem como foco o desmantelamento de uma organização criminosa de atuação interestadual, que, além da agiotagem, é investigada por diversos crimes graves.

  

No Piauí, Operação Barão Vermelho cumpriu mandados contra grupo acusado de agiotagem e cobranças violentas
TV Antena 10/A10+

   

Durante as diligências, foram apreendidos veículos, joias, relógios e outros bens, todos ligados a atividades ilícitas. O material reforça as suspeitas de envolvimento dos investigados com crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, receptação de ouro, roubos de carga e agiotagem violenta.

“Trata-se de uma investigação que envolve uma organização criminosa que tem atuado em diversas frentes. Essa operação é um desdobramento de outras duas fases. É um grande grupo, uma grande organização, cujos líderes já são alvos de ação penal no Maranhão. Nesta fase, demos ênfase à parte de lavagem de dinheiro e financiamento do crime”, explicou o promotor de Justiça Francisco Fernando, do Ministério Público do Maranhão.

A terceira fase da operação também resultou em 23 mandados de busca e apreensão cumpridos nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba, além de quatro mandados de prisão e três interdições de empresas. De acordo com o promotor, a organização conta com uma estrutura complexa: alguns alvos atuam como "laranjas", outros controlam esquemas de agiotagem e alguns coordenam ações de cobrança com uso de violência.

“Alguns dos alvos atuam como laranjas, outros coordenando agiotagem e outros ainda na parte de cobrança violenta”, destacou Francisco Fernando.

Entenda o caso

A Operação Barão Vermelho tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual, envolvida em diversos crimes. A organização atua principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba, com envolvimento direto em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, agiotagem e outros crimes.

Em Teresina, a TV Antena 10 acompanhou o cumprimento de mandados em uma distribuidora de medicamentos localizada no bairro Monte Castelo, zona Sul da capital. O local foi vistoriado por equipes do Ministério Público e das forças de segurança como parte das diligências da operação.

O empresário Josimar Barbosa de Sousa, proprietário da loja "Barão Veículos", foi um dos alvos da operação. O A10+ apurou que o empresário, já conhecido da polícia, foi preso nas primeiras horas da manhã de hoje. Josimar Barbosa já havia sido alvo de uma operação do Denarc contra organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro da facção Bonde dos 40, em novembro do ano passado.  

  

Josimar Barbosa de Sousa
Divulgação