A Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no âmbito da operação Operação Shamar, no Piauí, nesta quinta-feira (07). O objetivo, segundo a Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis (DPMGV), é combater à violência contra a mulher e o feminicídio através de ações repressivas e preventivas.
Hoje é considerado o Dia D da operação, que conta também com o apoio da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar e foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. As diligências ocorrem em todo o território nacional até o dia 04 de setembro de 2025.
Divulgação
De acordo com a diretora da DPMGV, delegada Bruna Verena, durante a operação serão cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, na capital e interior. "Além disso serão realizadas fiscalizações de denúncias e medidas protetivas de urgência”, completou.
Em todo Piauí, entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, foram registrados 301 boletins de ocorrência relacionados à violência contra mulher, sendo instaurados 153 procedimentos policiais e realizados 135 pedidos de medidas protetivas.
Sobre o nome da operação
Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.