A Polícia Civil do Piauí abrirá, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o processo seletivo de palestrantes do projeto “Papo com a PC”, uma iniciativa estratégica voltada à promoção da cidadania, da segurança pública e a aproximação com a sociedade. A ação busca ampliar o diálogo com comunidades, escolas e instituições, reforçando o papel preventivo da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade.
Com foco na educação como ferramenta de transformação social, o projeto visa capacitar agentes policiais para ministrar palestras sobre temas sensíveis e prioritários, fortalecendo a conscientização da população e contribuindo para a redução de delitos a partir da informação e do engajamento social.
“É um programa importantíssimo que nos aproxima ainda mais da sociedade, levando nossos policiais ao encontro das comunidades, principalmente dos mais jovens nas escolas. É gratificante ver os investigadores, delegados e peritos atuando de forma didática, ensinando e também aprendendo. Vamos estender esse projeto para todo o Piauí. Esse é um dos compromissos da nossa gestão”, explica o delegado-geral Luccy Keiko.
Entre os temas que serão abordados estão a Polícia Civil como instituição de proteção; prevenção e combate a crimes contra mulheres, crianças, idosos e grupos vulneráveis; crimes virtuais e segurança digital; enfrentamento ao tráfico de drogas e à violência juvenil; crimes ambientais e segurança no trânsito, dentre outros.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise documental, com verificação da experiência profissional e qualificação; avaliação técnica, considerando a capacidade de comunicação e didática do candidato; e capacitação, com formação introdutória sobre a metodologia do projeto.
As inscrições ficarão abertas até o dia 4 de junho e poderão ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online, com envio de currículo atualizado. Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas conforme a demanda do projeto e a especialização dos candidatos.
Podem se inscrever policiais civis com formação ou experiência em áreas como segurança pública, educação, direitos humanos ou temas correlatos. Também é exigido domínio dos eixos temáticos, boa capacidade de comunicação com o público jovem e disponibilidade para participar das ações programadas.
O “Papo com a PC” se destaca como uma poderosa ferramenta de prevenção social ao promover o acesso a informações e incentivar a cultura da legalidade e do respeito aos direitos humanos. Ao levar conhecimento diretamente às comunidades, a Polícia Civil fortalece seu vínculo com a população e atua de forma proativa na construção de um ambiente mais seguro e consciente para todos.
Comunidades, escolas e instituições interessadas podem solicitar o Papo com a PC através do link.
As inscrições para palestrantes serão realizadas por meio do formulário.