A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta terça-feira (02) o balanço da Operação Ano Novo, realizada entre os dias 29 de dezembro e 1 de janeiro de 2024, nas estradas do Piauí. De acordo com os dados, foi registrado um aumento, em comparação ao ano de 2022, nos casos de autuação por alcoolemia e ultrapassagem. Além disso, foram registrados 6 acidentes graves, com duas mortes, o dobro em comparação ao ano anterior.
Ao todo, 12 pessoas ficaram feridas. A maior infração registrada foi por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança, com 127 ocorrências.
O levantamento também aponta que o maior número de acidentes, cinco no total, foram por colisão frontal, sendo a maior parte deles, 4, causada por transitar na contramão. Em 3 casos foram registradas ausência de reação do condutor,
No combate ao crime, foram recuperados dois veículos, apreensão de um veículo adulterado, com 13 pessoas detidas, sendo 6 delas por uso de álcool e duas por crimes de trânsito. Um mandado de prisão foi cumprido durante a operação.
Essa foi a segunda operação realizada no final de 2023. Antes, a PRF foi realizada a operação Natal. No comparativo, foi visto uma redução de acidentes (de 22 para 15), feridos (de 22 para 12), mortes (de 4 para 2) e acidentes graves (de 13 para 6).