Uma Operação integrada entre Polícia Militar e Civil deflagrada nesta sexta-feira (20) resultou na prisão de um traficante de drogas envolvido em um homicídio na cidade de Picos. De quatro alvos, apenas um foi detido. O tráfico, segundo a delgada-geral da Polícia Civil de Picos, Francineide Fontes, é a causa de outros crimes, como execuções motivadas pelo controle do mercado ilegal da região.
“A gente tem intensificado essas ações. Então o objetivo é coibir o tráfico de drogas, principalmente porque é a raiz de vários outros crimes e principalmente porque esses crimes estão totalmente relacionados aos homicídios que tem ocorrido aqui na cidade de Picos”, explica a delegada.
A delegada Robiane Nunes, da DEAMGVd eu detalhes sobre o material apreendido com o preso.
"Hoje nós aprendemos uma prensa usada pra compactar a cocaína, pra que possa se partir em quantidades menores pra revenda. Apreendemos também duas balanças de precisão, uma espingarda bate bucha e a quantidade aproximadamente de cem invólucros plásticos contendo substância semelhante ao que tudo indica que seja craque”, disse.
Mais operações devem acontecer ainda este ano, visto que existem medidas judiciais a serem cumpridas, adiantou o Tenente-Coronel Estanislau Felipe. O trabalho e feito com a colaboração do Ministério Público e do Poder Judiciário.
“Nós temos conseguido combatividade e efetividade em relação a vários alvos. Ainda há algumas medidas a serem cumpridas ou até o final do ano ou para o mês que vem já pro início de 2025. Para que o combate a criminalidade e crimes correlatos os homicídios que tem acontecido, eles sejam devidamente elucidados e se cheguem a uma efetividade nesse combate criminal que é a missão fim das instituições Polícia Militar, Polícia Civil e também porque não dizer dos demais órgãos eh da justiça como um todo
Dos 15 homicídios praticados dentro da cidade ao longo de 2024, pelo menos 11 tem relação direta com o tráfico, indicam as investigações.