A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação Marketplace, que desarticulou um esquema de comercialização de motocicletas roubadas e adulteradas no extremo sul do estado. A ação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Corrente, com apoio das delegacias de Gilbués e Curimatá, e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão no município de Avelino Lopes.
De acordo com o delegado Janilson Coutinho, responsável pela investigação, o grupo criminoso atuava recebendo motocicletas furtadas e roubadas no estado de São Paulo, já com sinais identificadores adulterados, e revendendo os veículos para moradores de cidades como Corrente, Parnaguá, Riacho Frio, Curimatá e Avelino Lopes.
“Durante o curso das investigações, a Polícia Civil identificou que diversos moradores dessas cidades adquiriram as motocicletas do grupo criminoso, sendo presos em flagrante durante abordagens realizadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Em muitos casos, tratavam-se de compradores de boa-fé, mas que não adotaram os cuidados necessários ao adquirir veículos por meio da internet”, detalhou.
As negociações eram realizadas principalmente por meio de redes sociais, utilizando perfis falsos e anúncios com preços atrativos para atrair as vítimas. A Operação Marketplace faz parte da ações da Polícia Civil do Piauí no combate ao crime organizado e na repressão ao comércio ilegal de veículos adulterados na região sul do estado.
Divulgação/ PC-PI