A Gerência de Proteção Animal (GPA) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou, nesta segunda-feira (20), que formalizou uma denúncia à Delegacia de Meio Ambiente para investigar as pessoas que esquartejaram uma vaca após um acidente ocorrido neste domingo (19), na Avenida Poty Velho, em Teresina. O animal ainda estava vivo após batida que terminou com um homem morto.
“Hoje formalizamos a denúncia junto à Delegacia de Meio Ambiente para que os envolvidos possam ser identificados. Que sejam punidos”, disse o órgão em vídeo nas redes sociais.
A ocorrência envolveu um homem em uma motocicleta que acabou batendo no animal que estava na pista. O homem morreu no local e o animal, ainda com sinais de vida, foi esquartejado por populares. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento.
A GPA destacou que a conduta configura crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar abuso ou ferir animais domésticos ou domesticados.
O órgão já formalizou a denúncia e afirmou que está adotando todas as medidas legais cabíveis para que o caso seja devidamente investigado e os responsáveis responsabilizados.