Piauí e outros sete estados deflagram megaoperação contra vários crimes; mais de 500 mandados são cumpridos

Cerca de 5.900 agentes de segurança pública foram mobilizados para a ação, considerada uma ofensiva inédita no combate à criminalidade

(Atualizada às 7h54)

O Piauí, juntamente com outros sete estados do Nordeste, iniciou na manhã desta quinta-feira (07) a Operação Nordeste Integrada, com o objetivo de cumprir 510 mandados de prisão, busca e apreensão. No território piauiense, as ações se concentraram em municípios localizados na divisa com outros estados, como Teresina, Uruçuí e Parnaíba.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a operação faz parte do Programa Juntos pela Segurança e tem como finalidade enfraquecer a atuação de facções criminosas, além de reforçar a presença das forças de segurança nas áreas de fronteira entre os estados. A iniciativa foca no cumprimento de mandados ligados a crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos e furtos de veículos de carga.

Operação Nordeste Integrado
SSP-PI


Até agora, a polícia já prendeu três indivíduos alvo da operação no Piauí, sendo um em Teresina, um em Timon e outro na cidade de Floriano. Durante as ações, também foram apreendidos entorpecentes, armas de fogo e motocicletas suspeitas de roubo. A operação tem duração de dois dias e está prevista para ser concluída na noite de sexta-feira (08). 

Prisão no âmbito da operação
Divulgação

Segundo o delegado Matheus Zanatta, os investigados são criminosos extremamente perigosos.  "De norte a sul, desde Luís Correia até Corrente está tendo operação nessas divisas. Pelo menos 05 ou 06 aeronaves estão rodando no nosso estado e nos demais. Uma operação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil com a Secretaria de Segurança Pública, os bombeiros, tem também a perícia, as guardas municipais, a PRF. Nós já conseguimos fazer algumas prisões importantes e apreensões, e essa operação ela visa tirar, principalmente, indivíduos que são mais violadores da lei naqueles crimes violentos", disse o delegado em entrevista à TV Antena 10.


Ainda segundo o delegado, a operação vem sendo planejada há pelo menos dois meses, por meio de reuniões e intercâmbio de informações sobre os investigados, e representa hoje o ponto de partida para ações mais amplas. "Nós fizemos reuniões trocando informações, trocando mandados de busca e também de prisões, onde alvos nossos estão em outros estados do Nordeste”, completou.

Drogas apreendidas
Divulgação

 

Participam da operação os estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cerca de 5.900 agentes de segurança pública foram mobilizados para a ação, considerada uma ofensiva inédita no combate à criminalidade nas regiões de divisa entre os estados do Nordeste. A Operação Nordeste Integrado reforça a atuação regional das forças de segurança, bem como a parceria no que diz respeito ao combate à criminalidade entre os estados do Nordeste.

Your browser does not support HTML5 video./