O Governo do Piauí assinou, nessa quarta-feira (13), um decreto que institui o Sistema de Radiocomunicação Digital do Estado do Piauí (SRD-PI). O objetivo é garantir a disponibilidade, segurança, integração e confidencialidade das comunicações dos serviços públicos estaduais. O documento foi publicado no Diário Oficial.
Gerido pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o SRD-PI contará com a participação das forças de segurança e salvamento do estado, além de eventuais agências de serviços públicos essenciais de outras unidades da federação que, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, aderirem ao sistema.
“O sistema está à disposição de todas as agências que prestam serviço de segurança no estado do Piauí, sejam do Executivo estadual, da própria União, como a PRF, ou de municípios. Assim, qualquer instituição pode passar a integrar essa rede de rádio, que é segura e criptografada. Esperamos receber guardas civis municipais e agências que trabalham com transporte e fiscalização de transporte”, destacou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.
Além disso, a SSP-PI será responsável pela definição de políticas, supervisão das operações, ampliação do sistema e integração das agências. O sistema será estruturado com base nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Em cada RISP poderá ser instalado um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ou estrutura equivalente, responsável pela coordenação das comunicações de rádio entre as agências na região.
“Essa é mais uma ferramenta que estará à disposição dos piauienses, e será operada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, cuja inauguração será realizada em breve pelo governador Rafael Fonteles”, completou o diretor Anchieta
A Secretaria de Segurança do Piauí já realizou ações que fortalecem o SRD-PI, como a entrega de equipamentos de radiocomunicação de última geração, entre eles rádios portáteis (HTs), móveis e estação fixa, para a Polícia Penal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do estado. Os novos instrumentos visam fortalecer a integração e a comunicação entre as forças de segurança que atuam no estado.