A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou os dados estaduais referentes ao primeiro trimestre de 2024. De acordo com o levantamento, houve uma redução de 23% no número de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, nos primeiros meses do ano.
O levantamento também mostra um aumento de 17% no número de tentativas de homicídios. Os dados comparam os primeiros três meses de 2023 com o início de 2024. Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a redução no número de homicídios é fruto da intervenção policial por meio de operações.
"A redução do número de homicídios é uma série de fatores. A gente pode falar do maior número de pessoas presas nas operações, principalmente das especializadas do Draco, Denarc e DHPP e também o policiamento especializado. Reforçamos o número de policiais, a presença da Polícia Militar ostensivamente nas ruas fez com que Teresina tivesse no mês de março um dos melhores meses da série histórica", relatou.
O levantamento também aponta uma redução no número de homicídios com arma branca, saindo de 33 para 15, e homicídios por arma de fogo, saindo de 137 para 103. Nesses casos, o secretário aponta que a redução dos índices se deu através do crescimento do número de Blitz, em diversas regiões da cidade, e da Operação Silêncio e Paz, que fiscalizou bares e restaurantes na capital.
"Precisamos continuar esse processo também com a fiscalização de trânsito, também com a fiscalização da poluição sonora mantendo as pessoas tranquilas. A gente não pode deixar que elas saiam da sua vida ordinária, seja como vítima, mas também como criminosos, porque quando a pessoa bebe e dirige, quando a pessoa fica alterada, violenta, ou molesta outra pessoa ele está cometendo um crime e muitas vezes ela está fazendo isso movido pelo consumo de álcool e a gente está tentando diminuir esse consumo", afirma.
Estudo da cidade por zonas
Também foi apresentado pelo secretário a divisão de Teresina em nove zonas: Centro, Leste 1, Leste 2, Norte 1, Norte 2, Sudeste 1, Sudeste 2, Sul 1 e Sul 2. Nessas divisões, as zonas que são frutos de formações recentes, como criação de Vilas e Conjuntos, são onde ocorrem a maior autuação de crimes violentos. Com isso, o secretário Chico Lucas afirma que alguns bairros devem receber maior atenção da presença policial.
"A gente percebeu uma dificuldade em fazer o enquadramento da região da grande Pedra Mole, Socopo e Tabajara. É uma região nova que ainda precisa de um olhar especifico. Porque a gente tem a zona norte e a zona leste e ela fica entre essas duas zonas. Do mesmo jeito que o Dirceu é a zona Sudeste, que está entre Sul e Leste, a gente precisa também ter um olhar pra zona Nordeste de Teresina que seria a grande Pedra Mole. A gente inclusive vai aumentar a presença policial nessa região porque é uma região que precisa de uma atenção maior", explica o secretário.