Piauí vai inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026, anuncia secretário; uma delas com mais de 1,1 mil vagas

De acordo com o secretário, três dessas unidades devem ser entregues até março, enquanto a maior delas será concluída até dezembro de 2026

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, anunciou que o estado vai inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026, incluindo a nova Cadeia Pública de Altos (CPA), que será a maior já construída no Piauí, com 1.193 vagas. O anúncio ocorreu durante a aula inaugural da segunda turma do curso de formação da Polícia Penal, realizada nesta segunda-feira (1º), no auditório da OAB-PI. 

De acordo com o secretário, três dessas unidades devem ser entregues até março, enquanto a maior delas será concluída até dezembro de 2026. Além da nova Cadeia Pública de Altos, serão inauguradas duas CDPs (Cadeias de Presos Provisórios), uma em Altos e outra em Picos e ainda uma penitenciária feminina, também em Picos.

“Nós vamos inaugurar no próximo ano a nova CPA em Altos, com 1.193 vagas, a maior já construída no estado do Piauí; duas CDPs, cadeias de presos provisórios, uma em Altos e outra em Picos, e uma penitenciária feminina de Picos. São quatro unidades novas. Vamos inaugurar três até março e a maior, certamente até dezembro de 2026”, finalizou.

  

Piauí vai inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026, anuncia secretário; Altos terá cadeia pública com mais de mil vagas
Reprodução