Um policial militar, identificado como Francisco Mesquita Neto, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (11), sob suspeita de dar fuga a assaltantes durante o roubo de uma motocicleta no bairro Baixa das Carnaúbas, em Alto Longá, interior do Piauí. Um menor de idade também foi apreendido entre os envolvidos no crime.
O A10+ apurou que a guarnição foi informada que dois indivíduos armados teriam roubado uma motocicleta e, diante disso, iniciou diligências para recuperar o veículo e prender os suspeitos. Momentos depois, os policiais avistaram os indivíduos em fuga. Ao dar ordem de parada, os criminosos dispararam contra os militares, que revidaram.
Com os tiros, os assaltantes caíram da motocicleta e fugiram a pé em direção a um matagal. Na fuga, eles abandonaram o veículo e um revólver Taurus calibre. 38. Ao perderem os suspeitos de vista, os militares seguiram com as diligências.
Horas depois, as equipes foram informados que os criminosos foram vistos entrando em um carro, modelo Prisma. Em rondas, a equipe do CPU do 21º BPM conseguiu deter os suspeitos e identificar que, o condutor do carro que deu fuga aos criminosos, se tratava de um policial militar. Ele e a mulher, que o acompanhava no Prisma, foram conduzidos para a delegacia para os procedimentos cabíveis.
O que diz a PM-PI?
Em nota enviada à reportagem, a Polícia Militar do Piauí informou que tomou conhecimento do caso e já está em contato com a Polícia Civil, por se tratar de crime na esfera comum. No entanto, ele deve passar por um Processo Administrativo Disciplinar, o qual pode até perder a farda. Além disso, o envolvido pode ser afastado de suas funções durante as investigações.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Polícia Militar do Piauí informa que tomou conhecimento do caso e que já está em contato com a Polícia Civil, por tratar-se de crime na esfera comum.
No âmbito militar, a instituição, por meio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar, solicitará cópias dos autos do inquérito policial a fim de instaurar Processo Administrativo Disciplinar apropriado, o qual determinará a permanência ou não do praça nas fileiras da corporação.
A Polícia Militar informa ainda que o policial será afastado das suas funções durante as investigações.
Teresina, 12 de novembro de 2024.