A Polícia Civil do Piauí apresentou, nesta semana, um balanço positivo das ações realizadas em 2025 pela Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Piripiri, no norte do estado. O destaque é para os avanços significativos no enfrentamento à criminalidade e na preservação da vida.
Ao longo do ano, a unidade policial cumpriu 52 mandados de prisão preventiva, 123 mandados de busca e apreensão domiciliar, além da apreensão de 13 armas de fogo, reforçando a atuação firme contra organizações criminosas. No mesmo período, também foram executados 26 mandados de apreensão de adolescentes infratores, ampliando o alcance das ações preventivas e repressivas.
Os resultados operacionais refletem diretamente na redução da violência letal. Em 2025, Piripiri registrou apenas quatro Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o menor número desde 2014. O dado representa uma redução de 73,3% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 15 ocorrências, e uma queda expressiva de aproximadamente 89,5% na comparação com 2022, ano que registrou 38 MVIs, demonstrando um avanço consistente na segurança pública do município.
Para o delegado-titular da unidade policial, Lucas Klinger, os dados traduzem o empenho da DFHT no combate à criminalidade. “Os resultados reforçam o compromisso da DFHT e da Polícia Civil com a investigação qualificada e a defesa da sociedade, bem como a importância da integração institucional, que seguirá sendo fortalecida em 2026 para a manutenção dos avanços alcançados na segurança pública de Piripiri”, destacou.