A Polícia Civil do Estado do Piauí indiciou José Oliveira do Nascimento pelo crime de feminicídio ocorrido na localidade Tapuio, zona rural de Esperantina (PI). O indiciamento foi formalizado no dia 31 de dezembro de 2025 pela Delegacia Seccional do município.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu no dia 22 de dezembro de 2025 e teve como vítima a companheira do investigado identificada como Maria Aurinete da Silva Nascimento. O homem foi preso em flagrante logo após o ocorrido, com o apoio da Polícia Militar, e teve o Auto de Prisão em Flagrante lavrado pela autoridade policial.
Ainda conforme a polícia, foi solicitada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, pedido que foi deferido pelo Poder Judiciário. Após o crime, o investigado atentou contra a própria vida e precisou ser socorrido, permanecendo internado sob custódia do Estado. Depois de receber alta médica, ele foi encaminhado a uma unidade prisional, onde segue preso.
As investigações apontaram que a vítima e o autor mantiveram um relacionamento conjugal por vários anos e tinham três filhos. Segundo a Polícia Civil, o relacionamento estava conturbado, especialmente após a manifestação da vítima em encerrar a convivência, o que vinha gerando conflitos no ambiente familiar.
Ainda de acordo com a apuração, o investigado havia retornado recentemente de um trabalho externo (trecho) e passou a apresentar comportamento alterado após a decisão da vítima de terminar o relacionamento. Diante da situação, a mulher solicitou medidas protetivas no dia 18 de dezembro de 2025. Mesmo assim, a Polícia Civil informou que, no dia 22 de dezembro, o autor matou a vítima de forma considerada cruel.
Com a conclusão do inquérito e o indiciamento pelo crime de feminicídio, previsto no Código Penal, o investigado permanece à disposição da Justiça.
Em nota, a Polícia Civil do Piauí reafirmou o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher, destacando a atuação para responsabilizar os autores e proteger a vida e a dignidade das mulheres.