Polícia Federal desmonta esquema que recrutava “mulas” no Piauí para transportar drogas para a Europa

Justiça determinou o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 20 milhões

(Atualizada às 09h)

A Polícia Federal deflagrou a Operação Body Packing para desarticular uma organização criminosa especializada no recrutamento de pessoas na cidade de Teresina e região para o transporte de cocaína ao exterior, principalmente para países da Europa, nessa sexta-feira (08). 

  

Polícia Federal desmonta esquema que recrutava “mulas” no Piauí para transporte internacional de drogas
Divulgação

   

Segundo a PF, dois integrantes do grupo, atualmente foragidos no exterior, tiveram seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol. A instituição explica que isso permitirá a localização e prisão desses indivíduos em outros países para posterior extradição. Também foi determinado o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 20 milhões.

"No curso da apuração, foram identificados elementos que indicavam a prática criminosa, como viagens frequentes ao exterior por pessoas sem renda compatível, compra de passagens à vista e com pouca antecedência, ligações com indivíduos já condenados por tráfico de drogas e crimes relacionados, além de registros de prisões em flagrante de moradores da capital tentando embarcar ao exterior com drogas", detalhou a PF. 

As investigações começaram a partir de denúncias anônimas enviadas à Polícia Federal e à Polícia Civil. Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina/PI, Timon/MA, Vitória do Mearim/MA, São Paulo/SP, Camocim/CE, Manaus/AM e Coari/AM. Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.