Polícia investiga lotes de bebidas alcoólicas recolhidos por suspeita de contaminação por metanol no Piauí

Em visita a Teresina, ministro Padilha confirmou que o Ministério da Saúde já acompanha o caso suspeito de intoxicação em Parnaíba

O secretário de Segurança, Chico Lucas, informou que o Piauí investiga, além do caso suspeito de contaminação por metanol em uma pessoa, em Parnaíba, dois lotes de bebidas recolhidos no Sul do estado. O gestor publicou um vídeo nas redes sociais, na manhã desse sábado (04), detalhando a situação. 

"Nós temos três casos suspeitos, um de consumo humano e dois lotes de bebidas no Sul do estado, onde vamos analisar a procedência dessas bebidas. Estou com o perito geral do estado para que em todos os casos nós façamos o exame imediatamente com os equipamentos que nós temos, principalmente, o cromatógrafo gasoso, que indica a presença de metanol", afirmou.

  

Polícia Civil examina lotes bebidas recolhidos por suspeita de contaminação no Sul do Piauí
FREEPIK

   


Chico Lucas ainda ponderou que seria seguro, sim, o consumo de bebidas, desde que as pessoas tenha conhecimento da procedências e fez recomendações. "Além disso, vamos apenas nos ater aquelas recomendações, ir para lugares que você sabe a procedência da bebida, cervejas e vinhos são menos arriscados porque eles são mais difíceis de ter a contaminação com o metanol, além disso se alimentar e beber muito líquido, vamos ficar atentos, e tenho certeza que vamos fazer tudo que for possível para não ter nenhum caso de contaminação do metanol aqui do Piauí", destacou.

O secretário também informou que equipes de segurança e saúde já estão fazendo fiscalizações em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no estado.

"Estamos em reunião permanente desde que tomamos conhecimento do caso de possível contaminação por metanol no Piauí, adotando todas as medidas necessárias de forma imediata e integrada. A Polícia Civil já iniciou a investigação para apurar a origem da substância e confirmar a veracidade dos fatos. Reforçamos que, em caso de suspeita de adulteração, a denúncia pode ser realizada anonimamente por meio do B.O. Fácil, pelo número 0800 086 0190", concluiu.

Em visita a Teresina, ministro Padilha fala sobre caso suspeito de intoxicação por metanol em Parnaíba

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, na manhã desta sábado (04), durante visita ao Piauí, que o caso notificado de suspeita de intoxicação por metanol no estado já está sob investigação. Em todo o país, já são 127 casos notificados. O paciente, de 28 anos, apresentou dores abdominais, visão embaçada e episódios de vômito após consumir gin. Ele está internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, litoral do estado.

 

No Brasil, já são 127 casos notificados de suspeita de intoxicação por metanol, substância tóxica usada na adulteração de bebidas alcoólicas. De acordo com Padilha, o crescimento foi puxado por novas notificações clínicas — sem aumento no total de confirmações laboratoriais. Até o momento, 11 dos 127 casos foram confirmados por exames, segundo dados do Ministério da Saúde.