Polícia Militar do Piauí se prepara para atuar na segurança do Enem 2025 neste domingo (09)

No interior, o efetivo contará com 800 policiais e 82 viaturas distribuídas por todas as regiões do estado

A Polícia Militar do Piauí está mobilizada para garantir a segurança durante o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontece neste domingo (09), em todo o estado. A ação será realizada de forma integrada com as demais forças de segurança, com foco na prevenção e na tranquilidade dos participantes.

Equipes das instituições envolvidas estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), de onde será feito o acompanhamento do planejamento e da execução das ações de segurança em tempo real.

  

Polícia Militar do Piauí se prepara para atuar na segurança do Enem 2025 neste domingo (09) Divulgação
   

O Piauí registrou 120.040 inscritos no Enem 2025, o maior número dos últimos cinco anos. Para atender à demanda, a Polícia Militar preparou uma estrutura operacional robusta. Em Teresina, serão empregados 150 policiais em cada domingo, totalizando 300 militares, além de 14 viaturas que atuarão nas áreas próximas aos locais de prova e nas principais rotas de deslocamento. No interior, o efetivo contará com 800 policiais e 82 viaturas distribuídas por todas as regiões do estado.

A Operação Enem 2025 é uma ação conjunta que conta com o apoio de diversos órgãos em todo o país, como Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Correios, Inep e outras instituições. O chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI, coronel Jacks Galvão, destacou que a corporação está pronta para atuar de forma integrada e preventiva.

“Teremos, nos dois dias, mais de 300 policiais militares envolvidos só em Teresina, e mais de 800 policiais em todo o estado. São mais de 82 viaturas que vão garantir segurança às pessoas que se deslocam e aos locais de prova. Serão dois domingos de intensa movimentação, e a Polícia Militar estará atuando em conjunto com as demais forças para assegurar tranquilidade a todos”, afirmou.

O coronel também ressaltou o papel do monitoramento centralizado no CICC. “Nós iremos disponibilizar uma sala no CICC, de onde será coordenado o acompanhamento das ações em todo o estado. Todos os integrantes das forças de segurança estarão lá para que possamos, desde as sete horas da manhã e durante todo o dia, resolver de forma ágil qualquer situação que eventualmente ocorra”, explicou.