A Secretária de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (19), a 24ª fase da Operação Interditados. Segundo a polícia, a ação teve como objetivo combater a comercialização de aparelhos roubados ou furtados na Praça da Bandeira e no Troca-Troca, no Centro de Teresina. O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, informou à TV Antena 10 que 6 pessoas foram presas.
Além das prisões, a polícia realizou também a apreensão de cerca de 30 aparelhos celulares frutos de roubo ou furto. Segundo o delegado, foram recuperados aparelhos roubados recentemente e os suspeitos de comercializarem os celulares responderão por receptação qualificada.
“Dando continuidade às ações, hoje deflagramos a 24ª fase que teve como foco principal a Praça da Bandeira e o Troca-troca. Fizemos a prisão de 6 pessoas, que serão autuados receptação qualificada. Foram apreendidos 30 celulares nesta operação, inclusive celular roubado hà 3 dias. Essas pessoas presas já são reincidente dessa pratica criminosa”, disse o delegado.
o delegado ainda fez um alerta para a população e lembrou que não se deve comprar aparelhos sem procedência, sem caixa original ou nota fiscal.
"A população já sabe que não deve comprar celular sem procedência e os que insistirem serão autuados por receptação, por isso peço que os piauienses não comprem celular sem nota, sem caixa, porque senão vai ser autuado e vai estar alimentando crimes como esses", completou.
Recentemente, a Secretaria de Segurança divulgou que após as ações especiais para combate de roubos e furtos e para recuperação de celulares, o Piauí apresentou redução de 42% nesses crimes e um aumento de 200% na restituição de aparelhos.