A Polícia Civil do Piauí prendeu, nessa quinta-feira (26), os suspeitos de envolvimento na morte de Ronaldo Vieira Cardoso, em Luzilândia, no interior do Piauí, em 06 de abril desse ano.
De acordo com a polícia, foram cumpridos mandados de prisões em desfavor de S.M.C.S e Y.S.M, além de um mandado de busca e apreensão em desfavor de Y.S.M, pelo crime de homicídio qualificado e emboscada. S.M.C.S teria emprestado a moto e a arma para um adolescente de 17 anos, identificado apenas como J.V. cometer o crime.
Ao A10+ e TV Antena 10, o delegado Erivando Mendonça detalhou que o crime teria ocorrido no contexto de uma disputa entre facções rivais. A vítima Ronaldo já teria tentado matar dois dos suspeitos.
A investigação identificou que a jovem Y.S.M e uma adolescente teriam levado Ronaldo para o local onde ocorreu o homicídio. Uma delas saiu e a outra permaneceu conversando com ele. Ao retornar, a mulher voltou com o adolescente J.V. apontado como atirador. Ele encontra-se apreendido e deve responder ao processo por três anos. Um quinto envolvido está foragido e a polícia faz buscas para captura-lo.
Um dia depois do crime, chegaram a ser conduzidos Y. S. M. e M. T. S. L, além de G. M. S. F. Na época, eles apontaram apenas o adolescente de 17 anos como o autor do crime. J.V também não declinou sobre o envolvimento deles, mas após novos interrogatórios, ele revelou toda a dinâmica do caso.
Segundo a Polícia Militar, o homicídio foi praticado de forma dolosa, ou seja, com intenção de matar. As prisões e busca e apreensão se deram no âmbito da Operação Cerco Fechado, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Piauí.
Sobre o crime
O A10+ apurou que o jovem chegou ao local do crime na companhia de uma garota. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a adolescente, que estava ao lado da vítima no instante do disparo, foge na garupa da motocicleta pilotada pelo autor do crime.
O vídeo exibe ainda momento em que o autor se aproxima em uma motocicleta, com uma passageira, e dispara um tiro fatal na cabeça da vítima, que morreu imediatamente.
A equipe de investigação ainda conseguiu apreender a arma de fogo utilizada no crime, um revólver calibre 32. A principal linha de investigação aponta para um possível confronto entre facções criminosas como motivação para o crime.