A Polícia Militar do Piauí, através do Departamento Geral de Operações (DGO), deflagrou, no início da manhã desta terça-feira (21), a Operação Invasão, em área próxima da BR-316, região do Teresina Sul.
Em entrevista à TV Antena 10, o chefe do DGO, Coronel Galvão, relatou que cerca de 500 homens de várias forças de segurança estão em campo para garantir a desocupação de cinco terrenos. Cerca de 800 barracas estavam no local. Os terrenos estavam sendo ocupados por famílias que não têm para onde ir.
Thracy Oliveira / Antena 10
"Estamos cumprindo uma ordem judicial, verificamos uma quantidade considerável de ocupantes desses cinco terrenos e estamos aqui para fazer a desocupação da forma mais pacifica possível. Foi determinado um tempo para que eles retirassem aquele material que desejaram. Muitas barracas estão desocupadas e as empresas vão fazer a retirada", chefe do DGO, Coronel Galvão.
Os representantes da ocupação questionaram a decisão e relataram que estão no local há pelo menos dois meses. A ação também contou com apoio de equipes da Strans, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Oficiais de Justiça também estiveram no local.
Thracy Oliveira / Antena 10
A negociação começou por volta das 6h da manhã. Cerca de 1 mil famílias estão no local. "A gente inicialmente comunicou a eles que seria feita a desocupação, demos o prazo de uma hora para eles desocuparem voluntariamente e como se verificou que eles não querem a desocupação, será feita a retirada pela policia", afirma analista judiciária, Carmoniza Leal, à TV Antena 10.