O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deu detalhes sobre a "Bibi Perigosa" e seu companheiro, capturados ontem (07) em Floriano, no interior do Piauí. Ambos, segundo a polícia, ameaçaram o delegado por um perfil na rede social Instagram e são membros da facção Bonde dos 40.
A jovem, apelidada de “Bibi Perigosa”, de apenas 15 anos, chamou atenção dos policiais pela frieza com que tratava os crimes. Em vídeo compartilhado nas redes sociais ela também ameaça membros de grupos criminosos rivais com armas de fabricação caseira. O artefato, mesmo feito de forma artesanal, possui, segundo o delegado, um alto poder de destruição.
“Uma garota de 15 anos extremamente fria, uma das mais fria que eu já me deparei ao longo desses quase 20 anos combatendo o crime organizado, uma frieza que causa realmente preocupação. E uma garota de 15 anos, mas com um histórico criminal, e que não deve permanecer em liberdade, uma garota que causa um mal muito grande para a sociedade. Então, pessoas como essa devem ser responsabilizadas como criminosos, porque eles são verdadeiros delinquentes que trazem prejuízos para a sociedade piauiense. Eles estavam com duas armas caseiras, mais armas com grande potencial lesivo, elas estavam sendo usadas por esses criminosos para práticas de assalto lá na região de Floriano e execução de membros rivais", disse o delegado à TV Antena 10.
Diante da pouca idade e frieza da jovem, o delegado criticou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo ele, o ECA está defasado e deveria ser atualizado para permitir punições mais rigorosas a adolescentes envolvidos em crimes de alta gravidade.
“Essa legislação normativa é da década de 90, quando essas facções ainda estavam surgindo. Infelizmente a gente tem se deparado e temos que tratar esses adolescentes membros de facções criminosos como criminosos violentos que não podem permanecer convivendo em sociedade”, destacou.
Apesar das ameaças recebidas, a polícia reforçou que a atuação contra o crime não será enfraquecida e que novas investigações estão em andamento.
"Vem pegar nós, aqui é Bonde dos 40"
O casal foi localizado e capturado no início da noite desta quarta-feira (7) após divulgar vídeos ameaçadores por meio de um perfil no Instagram identificado como “Bibi Perigosa”. Nas imagens, os dois exibiam armas de fogo e afirmavam pertencer à facção criminosa Bonde dos 40. As ameaças foram direcionadas a um agente de segurança pública.
Assim que teve acesso ao conteúdo das mensagens e vídeos, a equipe da Polícia Civil iniciou as diligências. Os suspeitos foram identificados como Gustavo Henrique, de 18 anos, já monitorado pelo DRACO e "Bibi Perigosa", de 15 anos, apontada como envolvida em um homicídio na cidade de Floriano. Ambos foram encontrados e conduzidos à delegacia, onde confessaram o envolvimento com a facção e as ameaças.